sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mercado imobiliário ainda aquecido

O desempenho do setor imobiliário tem dado prosseguimento ao boom vivenciado a partir de 2007 no País.
Em todo o território nacional, houve avanço desse setor, com destaques para algumas regiões.
As variáveis de renda, nível de emprego, taxa de juros e oferta de crédito, além de incentivos do governo e otimismo em relação ao cenário econômico, contribuíram de forma relevante para que a demanda do setor imobiliário se mantivesse aquecida nos últimos anos.
Os saques do FGTS para moradia também têm ilustrado o aquecimento da demanda do setor, conforme é possível observar na tabela abaixo.
simoneescudero-coluna

Programas do Governo visando minimizar o déficit habitacional estimularam as vendas do setor para as classes menos abastadas.
O aumento do crédito permitiu em alguns casos - para a classe média alta, por exemplo - financiamentos em imóveis de maior valor, ou ainda, em dois ou mais imóveis de valores mais baixos, estimulando investimentos no segmento imobiliário.
A redução de IPI para diversos materiais de construção contribuiu para a redução dos custos das construtoras, implicando no aumento das margens ou ainda, no repasse aos consumidores e consequentemente a aceleração das vendas.
O setor também se tornou alvo de investimentos, sendo que a valorização do metro quadrado ocorrida nos últimos anos esteve acima de qualquer outro investimento do mercado.
Estima-se que haja a continuidade dessa boa fase do setor imobiliário durante o ano de 2012 e os dois anos subseqüentes, porém com algumas ressalvas:
  • O aquecimento do setor não se dará de forma homogênea entre as regiões, sendo que alguns estados obterão melhores desempenhos quando comparados a outros;
  • Os diversos incentivos do governo para com o setor deverão continuar como forma de estimular a demanda;
  • O endividamento da população, bem como o comprometimento da renda das famílias, serão inibidores de um melhor desempenho do mercado imobiliário;
  • Para que haja continuidade de crescimento, as variáveis econômicas no País e no mercado global deverão permanecer estáveis ou apresentar melhoras em relação ao atual cenário.

Fonte: Simone Escudêro –  Diretora de Projetos e Estudos de Mercados – All Consuling

Nenhum comentário:

Postar um comentário