segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Classes C e B garantem aquecimento do setor imobiliário

O aquecimento nas vendas do mercado imobiliário local é atribuída a dois fatores, preponderantemente: a ascensão da classe D para C e a melhoria econômica da classe B (média/média alta).

Ricardo Bezerra, diretor executivo da Lopes Immobilis, cujo market share do mercado local é superior a 70%, com mais de 40 empreendimentos sendo lançados, diz que, de fato, a classe D passou a existir no mercado imobiliário local, pois está subindo na pirâmide social e porque passou a contar com o financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida para aquisição da casa própria. “Isso vem ocorrendo de três anos para cá. Essa fatia de consumidores não existia para o setor”.

Bezerra diz ainda que esse público não sonhava com uma casa própria decente. Agora, as construtoras estão oferecendo esse produto. “São condomínios-clube com quadras, piscinas, áreas verdes e muito mais. Só nós temos seis empreendimentos com esse perfil nos bairros de Messejana, Maraponga, Tirol e em Pacatuba e Maracanaú”.

O executivo da Lopes Immobilis diz que a velocidade de venda de empreendimentos para esse público (um produto econômico assim como o carro popular) varia de 15% a 20%. Mas foi a classe B que deu à imobiliária, no terceiro trimestre deste ano, seu grande sucesso. “Lançamos no Papicu um condomínio Parque Clube que, com 30 dias, teve vendidos quase 600 apartamentos, restando apenas 10, a um preço médio de R$ 300 mil (4.300/m2). O bairro foi o que mais se valorizou nos últimos quatro meses, desde o anúncio da construção do shopping Rio Mar. Ele mudou a face do bairro”, diz Bezerra.
Aquecido

O diretor-superintendente da imobiliária Alessandro Belchior, Germano Belchior, diz que o mercado continua aquecido em todos os segmentos de consumidores e que os empreendimentos oferecidos estão sendo bem vendidos em todos os bairros, principalmente naqueles que oferecem melhor infraestrutura e qualidade de vida aos moradores. “O momento da economia brasileira aquecida, com a progressão das classes sociais, gira a economia. Contribui também a maior facilidade de financiamentos bancários que atingem todas as faixas de imóveis, sem predominância”, diz o empresário.

O Papicu também foi apontado por Germano Belchior como o que vem surpreendendo mais e registrando uma boa velocidade de venda. “Os terrenos são os mais procurados e com apartamentos que vendem mais rápido”, assegura. As classes média e média alta são as responsáveis por esse incremento, que começou com o anúncio do novo shopping e da instalação de concessionárias de veículos.

Fonte: http://www.opovo.com.br (Fortaleza/CE)

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