quinta-feira, 21 de novembro de 2013

5 DICAS PARA REFORMAR SEU IMÓVEL (ANTES DE VENDER)


O que vale a pena ou não reformar antes de vender um imóvel ou uma casa?
No ano passado, a revista Exame fez uma ótima reportagem sobre os cuidados que você deve tomar, tanto para fazer um bom negócio, quanto para garantir a seriedade de sua proposta. 
Observe nos fóruns de recados em qualquer reportagem que você lê sobre Mercado Imobiliário, seja em jornais, revistas ou na internet, sempre alguém perguntará: “eu devo reformar meu imóvel antes de vendê-lo?”.
Vamos lembrar de algumas dicas muito inteligentes. 
Pintura externa
No caso de um apartamento, não há muito o que fazer, já que as decisões são tomadas em conjuntos por todos os moradores. Porém, quando o imóvel é uma casa, vale a pena investir na pintura externa. “Uma casa pichada, por exemplo, pode transmitir uma sensação de abandono do imóvel e até de insegurança sobre a rua”, diz Roseli Hernandes, diretora da Lello Imóveis. Por isso, vale a pena investir um pouco mais na preparação do lado de fora.
Pintura interna
Dar cor nova para as paredes internas vale a pena em dois casos. Primeiro, para transmitir sensação de limpeza. Segundo, para apagar cores muito diferentes e fortes. Uma parede vermelha ou amarela pode ser muito bonita, mas não agradar o próximo proprietário. “Sempre aconselhamos usar cores neutras, como branco, gelo e bege”, diz Roseli, da Lello Imóveis. Além de ter chances de agradar um número maior de interessados no imóvel, as cores neutras também facilitam que o proprietário aplique a cor que desejar após a compra e muitos podem levar esse benefício em consideração na hora de fechar o negócio.
Limpeza e cuidado externo
“Uma limpeza bem feita, grama bem aparada e piscina limpa são fatores que apaixonam os compradores”, afirma Renato Teixeira, da RE/MAX Brasil. Vale a pena investir nesses preparos.
Trocar cerâmica e pisos dos banheiros
Se o piso e a cerâmica dos banheiros de sua casa não forem novos, considere trocar. “Escolha cores mais neutras, que são mais fáceis de adaptar ao gosto de qualquer pessoa”, afirma Antônio Carlos Kieling, presidente da Exporevestir.
Hoje já existem pisos, como algumas opções de Porcelanato, que não necessitam que o piso anterior seja removido para uma nova aplicação. Isso é algo que deve ser considerado, já que o custo para aplicar diminui e pode valer mais a pena.
Instalações elétricas e hidráulicas
Outra parte importante e que ajuda a valorizar imóveis é fazer qualquer reparo necessário ou modernização nas instalações elétricas e hidráulicas.
Uma dica é buscar alternativas sustentáveis, que ajudem a economizar água e energia. “Uma casa que capte água para usar em áreas como o jardim, ou que tenha aquecimento solar, tem uma grande vantagem competitiva”, diz o arquiteto Frederico Rangel, do escritório Uniarq.
Aqui na S!M, a gente se coloca no seu lugar, e trabalha para responder as suas dúvidas. Fale com o nosso time de consultores, somos especialistas em relacionamento para grandes negócios.
Você confere a ótima reportagem da Revista Exame na íntegra clicando aqui: http://abr.ai/1fCNKiu
No próximo texto, a gente vai falar sobre o que você NÃO DEVE FAZER antes de comercializar o seu imóvel. Fique conectado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário